Fantoches podem ser utilizados de diversas formas, desde um brinquedo educativo, onde as crianças conseguem aguçar a criatividade, até a ferramenta de trabalho, como uma maneira educativa de ensinar.
A confecção de fantoches é uma atividade artesanal que pode ser utilizada como forma de desenvolver criatividade e coordenação motora em crianças, além de tornar-se um objetivo divertido de entretenimento. Os fantoches também podem ser usados como ferramenta educacional em escolas e instituições de ensino, ensinando sobre habilidades sociais, comunicação e cooperação, ou até mesmo como uma maneira de ajudar a se expressar, sejam sentimentos ou pensamentos, de forma mais aberta e segura, explorando suas emoções e sentimentos com mais facilidade.
A oficina de fantoches é ministrada pela bonequeira, pesquisadora e diretora Adriana Martins, formada pela UFOP-Universidade Federal de Ouro Preto, que estuda e experiencia o teatro de formas animadas há cerca de 10 anos.
A oficina pode ser adaptada de acordo com o público presente. Para professores, pode-se abordar as técnicas de manipulação com fantoches, para que esses profissionais já possam ir planejando e desenvolvendo suas aulas com este material, e a segunda, sobre a confecção destes bonecos, oferecendo a eles e elas tanto o conhecimento e o domínio do objeto, quanto a autonomia dentro da “sala” de aula com seus alunos. Para crianças, ela pode ser voltada para um lado mais lúdico onde, além de aprender a confeccionar seu próprio brinquedo, elas poderão desenvolver habilidades cênicas.
FICHA TÉCNICA:
Oficineira: Adriana Martins
Duração: varia de acordo com a necessidade
Produção: Arte Movi Produções Artísticas