QUEM SOMOS

A empresa

A Arte Movi Produções Artísticas é uma empresa sediada em Catas Altas/MG, que atua de Norte a Sul do Brasil, mas que tem como foco o desenvolvimento da região interiorana de Minas Gerais.

Incentivar produções artísticas locais e a construção de espaços para trocas e diálogos brilha nossos olhos! Nosso objetivo é ampliar o repertório cultural da região que estamos estabelecidos e de todos os locais em que atuamos.

A Arte Movi é uma empresa criada em 2021, mas nossa jornada já existe há alguns anos. Iniciamos nosso percurso com o Espaço Cultural Arte Movimento, fundado três anos antes, com o intuito de desenvolver oficinas arte-educativas voltadas à infância e adolescência catas-altense. O Espaço também produziu diversos eventos artísticos-culturais abertos à comunidade local. Em meio ao cenário pandêmico que ainda persistia em 2021, tivemos que nos reinventar como artistas e produtores, e surgiu a ideia de um festival de teatro 100% online, com artistas de várias regiões do país. Foi então que aconteceu o 1º Festival de Teatro de Catas Altas, um festival que foi bastante aplaudido pela comunidade local e chegou a atingir espectadores de outros estados, como São Paulo, Paraíba, Bahia, Espírito Santo, Paraná, entre outros. Esse projeto nos motivou a fundar de fato uma produtora, com intuito de espalhar arte e sorriso não apenas para nossa comunidade local, mas para todo o Brasil. 

Além disso, a origem da produtora está atrelada ao caminho profissional e formativo de seus integrantes, cujos históricos se cruzam e se complementam. 

Somos, portanto, uma empresa de produção cultural que utiliza nossas raízes de quase 20 anos de formação artístico-cultural para compartilhar e promover nossos produtos, a fim de construir um público crítico e instrumentalizado, apto a acessar todo tipo de manifestação artística.

A produtora Arte Movi Produções Artísticas também conta com a colaboração do Coletivo Arte Movi que se configura como um grupo de artistas das mais diversas linguagens e gêneros artísticos. Com atividades iniciadas em 2023, o Coletivo dedica-se a criação, pesquisa e apresentação de Espetáculos, Performances e Intervenções Cênico Musicais, e conta com artistas de Santa Bárbara, Ouro Preto e Belo Horizonte.

 

O Coletivo também conta com colaboradores convidados; sendo realizadas parcerias com outros artistas de maneira a contribuir com as pesquisas e aprimoramento artístico do grupo em espetáculos específicos. Dessa forma, fica consolidada a coletividade do grupo que se organiza em um núcleo de artistas e abre-se para novas perspectivas de trocas artistas.

NOSSA MISSÃO

A Arte Movi tem como missão fomentar a cultura e a arte através de linguagens artísticas diversificadas, a fim de proporcionar o diálogo e a curiosidade, aproximando os moradores das cidades onde atua.

NOSSOS VALORES

Entendemos que a arte e a cultura, de maneira geral, são catalisadoras de uma sociedade mais humana, mais feliz e, certamente, melhor desenvolvida como um todo. Prezamos pelo respeito ao ser humano e pela criação de laços comunitários bem estruturados.

NOSSA VISÃO

Ser referência na entrega de produtos de qualidade, que apresentem múltiplas linguagens artísticas, encantem os espectadores e favoreçam o florescimento de novas iniciativas artísticas, de modo a ampliar as referências culturais de quem nos acompanha e proporcionar cada vez mais momentos de convívio, alegria e aprendizagem. 

ADRIANA MARTINS

ADRIANA MARTINS: idealizadora da Arte Movi Produções Artísticas. Foi ela quem deu o pontapé inicial e juntou a equipe toda para iniciar os trabalhos. Adriana é a peça chave da produtora, é quem incentiva, traz ideias e faz tudo rodar do início ao fim, pensando em todas as variáveis possíveis e inimagináveis, além de ser o rosto que está à frente dos contatos em todos projetos.

Adriana é formada em Direção Teatral pelo curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e técnica em Administração pela Escola Técnica João Belarmino. Também realizou curso de Assistente em Produção Cultural, pelo Instituto Federal de Minas Gerais em parceria com o PRONATEC e atua, primordialmente, como produtora cultural, arte-educadora e bonequeira. 

Iniciou seu percurso na Produção Cultural em 2012 e, desde então, esteve presente em produções como o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana, o Fórum das Letras de Ouro Preto, diversas produções de espetáculos e trabalhos desenvolvidos a longo prazo para o Centro Cultural SESI Mariana e para o Clube Osquindô, também em Mariana-MG. Em 2018, em Catas Altas-MG, inaugurou o Espaço Cultural Arte Movimento, através do qual produziu diversos eventos na cidade e, em 2021, fundou oficialmente a Arte Movi Produções Artísticas.

COLETIVO ARTE MOVI

FERNANDO AUGUSTO: é o nosso artista mais completo! Ele canta, toca, interpreta, dirige, cria e desenvolve a maioria dos produtos da Arte Movi.

Bacharel em Direção Teatral pelo curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, atualmente, realiza trabalhos como ator, diretor teatral, professor de teatro, contador de histórias, músico, compositor e produtor cultural.

Dono de uma mente inquieta, Fernando enxerga beleza e poesia nos pequenos detalhes, transformando tudo em arte. Possui vasta experiência com montagens teatrais de diversas linguagens e atuou em diversas frentes da docência, passando pelo ensino formal e pelo ensino não-formal e, na qualidade de produtor cultural, tem encaminhado e desenvolvido diversos projetos voltados para a arte-educação e para a popularização do teatro e de outras linguagens artísticas na região da Serra do Caraça.

MATHEUS BORELLI: artista, pesquisador de teatro e produtor cultural, esse moço expressivo é fascinado pelas letras, palavras, sons e imagens. 

Matheus é graduado e mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto e vive a arte a vida toda. Ator desde 2007, possui atuação comprovada em mais de 30 espetáculos teatrais, performances e vídeo performances, desenvolve também trabalhos arte-educativos com diversos públicos. 

Enquanto produtor cultural, iniciou seu trajeto em 2010 e traz em seu currículo experiências no Festival de Inverno de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade, no Fórum das Letras de Ouro Preto, no Encontro Sou Mais Juventude, bem como vivências em produções de espetáculos teatrais e criações cênico-musicais. Além disso, desenvolveu trabalhos de produção cultural voltada para o público infantil, junto da Aldeia Jabuticaba, em Belo Horizonte, e trabalhos de produção audiovisual. 

ADRIANA MACIEL: é multiartista. Atriz, Cantora e  Cantadora de histórias trabalha a partir de uma visão poética dos brincantes e encantadores da arte. Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto. Possui  curso de formação em Pedagogia Griô pela Escola de Formação em Pedagogia Griô – Grãos de Luz Griô/ Lençois/MA. É bacharela em interpretação teatral e licenciada em Artes Cênicas pela UFOP.

Atualmente, é integrante dos  Coletivos Arte Movi e Pandeirosas,   dos grupos teatrai Ajayô Teatro Em Pé e Cia 2×2 Cultura e Cidadania, ambas sediadas na cidade de Ouro Preto/MG. Premiada como melhor atriz em quatro festivais de teatro, já atuou também como produtora de conteúdos audiovisuais e educativos na TV UFOP Educativa.

Seus principais trabalhos como atriz são: “O Grande Governador da Ilha dos Lagartos” realizado pela Academia Orquestra Ouro Preto ( 2019 – Direção Musical e Regência do Maestro Rodrigo Toffolo e Direção Cênica de Julliano Mendes); A Lenda da cobra e do sapo e outras histórias (2018- Concepção Adriana Maciel); A incrível Mulher do Calcanhar pra trás (Direção Dhu Rocha); Trupe do Festival (2017- Direção Julliano Mendes) Contos de Parede (2014- Direção Du Sarto); Fim de Partida (2013- Direção de Ricardo Carlos Gomes).

ISABELA FREIRIA: é Atriz e Arte educadora e desenvolve pesquisas acerca do teatro performático. Iniciou contato com a interpretação teatral em 2008, no Grupo Teatral Plenitude (Batatais-SP).

Formada em Artes Cênicas, bacharelado em interpretação em 2019,  pela Universidade Federal de Ouro Preto.  Durante os últimos dez anos, além de realizar apresentações teatrais vinculadas à universidade, participou de festivais e projetos culturais diversos. Atualmente integra os coletivos Cia Calor de Laura e Coletivo Arte Movi. É co-fundadora e professora do curso livre de teatro Encontros da Presença (iniciativa independente).

 

Participou do “Festival de Inverno de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade” em diferentes edições, com os espetáculos “Primeiro como tragédia, depois como farsa” (2016), “Palavra em cortejo” (2018), “Daquele Naipe” (2019); Integrou a programação do “Fórum das Letrinhas” com intervenções artísticas (2017); Participou do “Transborda – Usina Teatral” do SESC-PE (2019) com o espetáculo “Daquele Naipe”; Foi contemplada pela lei 14.017/2020 Lei Aldir Blanc com o projeto “Mostra de processo Teatro do Tumulto” (2020); Participou do projeto “Montagem de espetáculo: Sant’Anna dos Aços”, contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura de Ouro Preto (2021); Integrou o projeto “Circulação do espetáculo cênico musical Velhas Safadas” contemplado pelo edital 09/2023 da Lei Paulo Gustavo (2023).

FRANCIS DANCE: Francis Carlos dos Santos é Artista natural de Santa Bárbara/MG. Sua pesquisa artística engloba estudos e praticas sobre expressões do corpo no teatro e na dança.

Atualmente tem se dedicado ao estudo do teatro de formas animadas desenvolvendo práticas no espetáculo “É dia de Boi” e na “Banda Tindolalá”, ambos criados pelo Coletivo Arte Movi.  Também cursa Educação Física onde busca o enfoque na expressão corporal na Dança e Teatro.

Em 2017 criou o Projeto Gentileza, no qual fez ações sociais/poéticas na cidade de Santa Bárbara/MG. No início de 2023 passou a integrar o Coletivo Arte Movi, onde desenvolve trabalhos como Ator, Manipulador de bonecos, Dançarino, Assistente de Produção e Professor.  Atua a mais de 10 anos na área da Dança, como professor desenvolvendo vários projetos de forma independente. Fez vários cursos na área de dança. No Coletivo Arte Movi é integrante dos espetáculos da “BANDA TINDOLALÁ” e “É DIA DE BOI”. Seu amor pelas artes teve início em 2014, na ONG Consciência Jovem, sediada em Santa Bárbara/MG, na qual era aluno de teatro e apresentou alguns espetáculos.