De 2015 a 2021, no Brasil, foram notificados mais de 200 mil casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Estes dados, divulgados em 2023, revelam também que, em 68% dos casos, os agressores são familiares ou conhecidos.
O espetáculo BASTA!, através do teatro e da música, com linguagem e estética vinculadas ao movimento Hip Hop, foi pensado especialmente para o público infanto-juvenil e é capaz de conquistar a atenção de crianças e adolescentes para orientá-los em relação a situações de abuso, importunação ou exploração sexual, direcionando-os aos canais institucionais de acolhimento e denúncia, bem como à busca de redes de apoio em ambientes de confiança, como a escola. Tudo isso sem jamais reproduzir qualquer violência em cena.
Após o final das apresentações, as crianças e adolescentes espectadores têm a oportunidade de bater um papo com os atores, psicóloga, assistente social e advogada, a fim de tirar dúvidas sobre os temas abordados. (sugere-se acompanhamento dos órgãos de assistência social dos municípios)
SINOPSE: “Dúvidas, dúvidas e mais dúvidas! Perguntas sem resposta e perguntas com respostas difíceis de dizer. Três jovens questionadores se encontram diante da difícil tarefa de responder perguntas delicadas que envolvem situações de abuso e exploração sexual: afinal, o que é consentimento? E o que eu faço quando os limites do meu corpo são ultrapassados sem meu consentimento? Apesar da dificuldade de tratar de alguns assuntos e das muitas dúvidas que os rodeiam, esses três possuem sim algumas respostas. E estão ansiosos para compartilhá-las!
- Classificação etária: LIVRE
- Duração: 30 minutos
- Público-alvo: jovens e crianças de 8 a 18 anos
Sugestão de locais que podemos levar o Basta!:
Escolas públicas e privadas, eventos de conscientização.
FICHA TÉCNICA:
Direção: Fernando Augusto
Dramaturgia: Fernando Augusto e Matheus Borelli
Elenco: Adriana Maciel, Fernando Augusto e Matheus Borelli
Cenografia e adereços: Adriana Martins e Maria Lúcia Camilo
Figurino: Daniel Ducato
Produção: Arte Movi Produções Artisticas




















Captação e edição de vídeo: Marcos Eduardo